23.08 - FILOSOFIA DO DIREITO - PROFESSOR ARI SOLON
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Michel Villey.
Livro:
“A Formação do Pensamento Jurídico Moderno.”.
Michel Villey segue a doutrina católica (São Thomaz de
Aquino/Aristóteles). Seu pensamento ia de acordo com a teologia; antagônico
(retrocesso).
Pergunta: Michel Villey é favorável ou
contra ao Direito Subjetivo, sabendo-se que não havia Direito Subjetivo nem em
Roma e nem na Bíblia?
R:Para ele, não existia o direito subjetivo, pois o direito subjetivo é
moderno e ele vai contra ao pensamento moderno, defendendo sempre o clássico.
As leis da bíblia nos apresenta o Direito imoral
(antigo).
Defende os
princípios gregos/cristãos. Acredita que tais princípios tem força nos dias de
hoje, não precisando adotar os princípios modernos.
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Antiguidade = fusão entre o direito e a moral.
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Moderno = separação entre o direito e a moral.
Pensadores
modernos: Thomas Hobbes, Hugo
Grocius e Samuel Pufendorf.
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Thomas Hobbes: ia contra as ideias trazidas na Bíblia (contra ao
pensamento católico).
Sua obra
clássica é o “Leviatã” (monstro marítimo). Nesta obra ele quer apresentar a
força diabólica do Estado.
Para ele a lei não é verdade e sim poder.
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Samuel
Pufendorf: materialista.
Dizia que a lei só seria lei se ela
tiver uma pena.
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Hugo Grocius: dizia que acima
do Direito Positivo (posto) existia um Direito Natural (acima do posto).
Lei moral (moral humana) – sua fonte se encontra acima do Direito Positivo. |
Direito Natural Clássico x Direito Natural Moderno: Não tem
fundamento na razão (“phisic” – vida
humana.), a qual é intrínseca no universo.
Exemplo para
caracterizar a diferença entre as duas correntes: ESCRAVOS.
O moderno
não tem mais a imagem de escravo, pois a imagem, hoje em dia, é de igualdade
entre os seres humanos; já os gregos, pensamento clássico, existe sempre um
homem superior e alguém deve servi-lo.
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Peça Antígona de Sófocles.
Antígona é a heroína da historia. Filha de um grande
rei (Édipo) tinha dois irmãos. Em meio a uma grande guerra (Guerra de Creonte),
em que eram partes a sua “terra” e a terra de seu tio, ocorre o falecimento de
seu irmão.
Antígona luta para que haja o sepultamento de seu
irmão, já que o mesmo era tido como traidor, e na época, o traidor não poderia
ter o direito do sepultamento.
Aqui, entra em confronto o Direito Positivo e Natural
+ religião.
Para Antígona, a moral divina deveria prevalecer.
Grocius dizia que todos mereciam um enterro, mesmo de Deus não quisesse.
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Direito Positivo
Grego = leis mutáveis e escritas. --> Contingente
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Pergunta:
Qual o concurso entre Direito Natural e Direito Positivo segundo Aristóteles?
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