domingo, 7 de outubro de 2012

Irmãos Grimm


Apresentação da Julia:

Niall Ferguson (1964)

Defende que a culpa da guerra foi dos ingleses e não dos alemães.
 Os alemães se sentiram agredidos pelas atitudes mercantis agressivas da Inglaterra.
Com relação à pena de morte,se coloca contra , porem se o preso estiver padecendo muito, sofrendo.. Ele acredita que a morte cessará este sofrimento.

Albert Camus (1913)
Teve contato com a morte muito cedo. Em suas obras é recorrente o tema morte.
Defende que algumas histórias devem permanecer inacabadas, e isso pode se dar por meio da morte ou por meio de uma simples decisão de não dar um fim à história.

Irmãos Grimm – tema da aula

 Qual a contribuição dos autores dos contos de fadas infantis para o direito na visão que eles tiveram no Savigny? (tema da aula)
“O que posso falar das aulas do Savigny a não ser que eleas me tocam profundamente e influenciaram toda a minha vida e o meu estudo, ele é o único homem que eu admiro, a minha confiança nele é infinita eu colocaria toda a minha vida nas suas mãos.” Irmãos Grimm
Nesta época Savigny tinha 23 anos e vinha de uma família aristocrata. Queria  ser o maior filósofo do direito em 1902. Escreveu ‘o direito da posse’, este livro já foi considerado uma obra clássica da literatura nacional, não se limitando à literatura jurídica.
Grimm teve o mérito de ter transcrito o primeiro curso de Savigny chamado ‘metodologia jurídica’, neste livro Grimm fala que o direito tem que ter uma abordagem histórica e filosófica.
A metodologia deve combinar aspectos históricos, filosóficos e filológicos, ou seja, se nós tivermos que aprender o espirito de uma lei, teremos que ver como ela surgiu e evoluiu na historia.
Ex: lavagem de dinheiro, qual a origem histórica? Proteger o sistema financeiro nacional.
O fundamento de validade do direito para a escola histórica, é o espirito de constituição que esta captado na lei pelo aspecto histórico e evolutivo.
Temos que entender o direito na sua peculiaridade histórica, temos que revelar as fontes.
Para Kelsen, tudo é norma. Já a escola histórica vai além da norma e busca suas fontes. Temos que ver o lado histórico e filosófico da lei. Temos que interpretar a lei. Daí a importância da ciência do direito como fonte do direito, porque é ela que nos permite interpretar.
Ex: STF, Ministro Lewandowski e Ministro Barbosa discutindo o caso do mensalão. O mesmo texto de lei, mas interpretações completamente diferentes.
‘O direito e a linguagem tem raízes comuns’ Irmãos Grimm.
Veja a fusão da escola do direito e os maiores escritores de conto.
Savigny escreveu ‘historia do direito romano na idade media’. Neste livro ele vai contar toda a historia do direito, como ele surgiu no século V, como ele foi interpretado.. Perceba que o foco vai para a interpretação também.
Os irmãos Grimm tentaram fazer o mesmo na ciência da linguagem. Assim como Savigny pesquisou as origens históricas do direitos, os irmãos Grimm fizeram uma gramática alemã que buscava a origem das palavras.
O dialeto é a verdade da língua.
Por tanto não temos como diminuir a influência de Savigny sobre os irmãos Grimm.
Os irmãos Grimm foram buscar os contos medievais que eles aprenderam em sua infância. Contados por suas babás francesas.
Em 1838 o rei da cidade deles fez uma mudança constitucional ilegal, ele não aceitou uma nova Constituição que o povo tinha votado e tentou outorgar uma constituição. Os irmãos Grimm, com base no direito e na linguagem, protestaram, porque eles tinham a visão que o povo era a fonte do direito. Isto fez com que eles fossem demitidos da universidade.
Os irmãos Grimm fizeram uma ciência da linguagem.
‘João e Maria’
‘O direito alemão na antiguidade’ Irmãos Grimm
Em 1848 teve uma revolução democrática na Alemanha e o art. 1º da Constituição foi escrito pelo irmão Grimm
‘o povo alemão é um povo livre’(...) Assim começava o artigo.
Esta aula é um complemento da aula sobre Savigny. É um método anterior ao realismo posterior ao naturalismo. Esta no meio termo das aulas que tivemos até agora.

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