domingo, 1 de abril de 2012

CONTINUAÇÃO.


FACULDADES METROPOLITANAS UNIDAS
Curso de Direito. Disciplina : Teoria da Pena
 Prof. Enio Luiz Rossetto

1) Gabarito: D
consiste a teoria da prevenção geral positiva na ideia de que a pena reforça a vigência da norma, fazendo com que as pessoas sejam lembradas da necessidade de aderir ao bom funcionamento do sistema.

2) Gabarito: C 
A teoria da prevenção positiva sustenta que a pena se presta a evitar futuros delitos por meio da ressocialização do delinquente.

3) Gabarito: E
A: para as chamadas teorias relativas a pena deve ser vista como instrumento necessário para prevenir o crime, para controlar a delinquência.Não se trata, pois, de retribuição.
B: as teorias absolutas, ao contrário, sustentam que a pena é castigo e não meio de prevenção do delito. A pena, na concepção de Kant, representa uma necessidade absoluta, um imperativo.
C: as teorias mistas (ou ecléticas) afirmam que a pena tem duplafinalidade, presta-se tanto a reprimir quanto a prevenir.
D: de fato os postulados contidos na teoria da prevenção geral positiva já constavam das teorias funcionalista e sistêmica.
E: a escola positivista (Lombroso, Garofalo e Ferri) adotou a teoria da prevenção especial.

4) Gabarito: C
A: as teorias absolutassustentam que a pena constituí mera retribuição, compensação pelo mal causado. Ela não é idealizada para objetivos práticos;
B: as teorias relativas, diferentemente, enxergam na pena um instrumento preventivo, um meio de se evitar um futuro delito;
C: a adoção da teoria mista pelo ordenamento jurídico brasileiroestá  no art. 59 do Código Penal;
D: a função primordial das medidas de segurança é prevenir crimes que possam vir a ser praticados pelo sujeito tido por perigoso.

Nenhum comentário:

Postar um comentário